segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tucanos ou pavões?

José Serra sem sombra de dúvidas é o homem melhor preparado para assumir o Planalto. Experiência e boa ideologia política, social e econômica não faltam ao candidato tucano. No mesmo patamar encontra-se o partido dele, o PSDB. Composto por aqueles que pacificamente fizeram opsição ao período militar, o PSDB esbanja membros ilustres e mentes brilhantes. Ao contrário do PT, os seguidores da social democracia brasileira possuem muitas opções de pessoas capazes de ocupar a presidência da nação. Para quem assistiu à inauguração da pré-campanha de Serra isto fica evidente. O discurso do próprio Serra, somado às palavras brilhantes de Aécio Neves e do presidente FHC, foi não apenas uma aula de compostura mas também de estratégia política.

Entretanto, é na hora em que os interesses pessoais têm que ser colocados de lado para o bem do partido que o PSDB se complica. Enquanto o PT perde nomes devido ao intenso envolvimento de seus membros mais importantes em esquemas de corrupção, o PSDB se enfraquece pois alguns filiados possuem projetos pessoais muito intensos. O vice de Serra ainda não foi anunciado, mas já está claro que Aécio Neves não será o nome apontado. Aécio está perdendo uma grande oportunidade de consolidar a vitória de Serra, o qual tem visto Dilma avançar nas pesquisas. Qual o motivo para isso? Aécio sempre teve o desejo de concorrer ao senado ou ele é apenas um menino mimado frustrado por não ter sido escolhido para concorrer à presidência? Ou pior, tem ele a inteção de ver Serra perder para ele próprio concorrer em 2014? Infelizmente, independentemente da verdade, acredito que o mineiro está colocando os seus objetivos pessoais muito acima dos do partido. Contudo, apesar das críticas serem voltadas ao neto de Tancredo Neves, outros políticos tucanos possuem um mesmo posicionamento. Um deles é o senador Arthur Virgílio, o qual exerce um papel brilhante no senado federal mas mantém o PSDB amazonense vinculado apenas ao seu nome. É muito difícil observarmos a ascensão de outras pessoas através do partido social-democrata. O mesmo acontece em estados do nordestre brasileiro.

Porém, acredito que o PSDB não deve se manifestar contra esses membros, principalmente contra o mineiro. O nome de Aécio é forte e deve ser preservado para o futuro, mesmo que as suas opções presentes não tenham sido as melhores para o PSDB. Pouco me importa se ele é um pavão e não um tucano, desde que suas penas sejam azuis e amarelas e não vermelhas.

Um comentário:

  1. O cargo de presidente é pouco preocupante para o Brasil. A Dilma deve continuar o trabalho do Lula, já o Serra deve ser o FHC 2 - A Missão, com o medo dos amazonenses perderem a zona franca. O que é realmente preocupante é poder legislativo, no qual estamos lascados, essa aliança Alfredo + Serafim jogou no lixo todos os ideais defendidos e atacados pelos dois. Já o governo e deputados, sem comentários, sempre sem opções...

    ResponderExcluir