terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reflexões Políticas

Perdão àqueles que acompanham o blog. Há dois meses estava com uma nota sobre a desastrosa política externa do Presidente Lula, em especial em relação à crise em Honduras, mas acabei perdendo muitos dados em meu computador. Entretanto, durante esse longo tempo sem escrever, tive a oportunidade de refletir sobre as minhas visões políticas tanto nos EUA quanto no Brasil.

Juro que tentei. Juro que tentei rever as minhas visões de direita e aproximar-me dos vermelhos brasileiros e azuis americanos, afinal, sou jovem e tenho que aflorar a minha revolta contra as injustiças sociais. Contudo, apesar de muito esforço, não consegui. Falhei na minha tentativa de aceitar que o Lula é “o cara” e que é possível fazer a economia americana voltar a crescer ao gastar-se bilhões em pacotes previsíveis e num sistema único de saúde para 300 milhões de pessoas. A febre Obama, como previa o meu coração republicano, está perdendo o fôlego. Infelizmete, ao contrário da fé que eu havia depositado, prevejo agora que o democrata entrará nas páginas da história como uma versão melhorada de Jimmy Carter.

Voltando às terras verde e amarelas, vemos entraves fortes ao neoliberalismo. O governo não apenas mantêm políticas que massacrarão a economia ao longo prazo, mas também demonizou palavras que agora, na linguagem popular, sao tabus. Entre essas palavras estão “privatização” e “corte de gastos públicos” (os quais afetariam no corte no número de funcionários públicos) encabeçando a lista. Uma pena, já que esses são sinônimos de desenvolvimento nas economias maduras e ascendentes.

Porém, pena maior é saber que mesmo a combinação Serra-Aécio pode não vir a resolver os nossos problemas, afinal, FHC, mesmo com todos os seus grandes méritos, pecou ao ser o presidente que mais aumentou tributações em relação ao seu antecessor. Aguardo o nosso ”Ronaldo” Reagan brasileiro…

Nenhum comentário:

Postar um comentário